Não tenho computador. Como declarar o Imposto de Renda?

´Pelas regras da Receita Federal, a internet é o único meio para fazer a declaração do Imposto de Renda 2017. A entrega pode ser feita fazendo o download do programa do IR 2017, online (com certificado digital), na página do próprio Fisco, ou por meio do serviço \"Fazer Declaração\", disponível para tablets e smartphones.

A entrega do documento via formulário foi extinta em 2010. Também não é mais permitida a entrega do IR via disquete nas agências do Banco do Brasil ou da Caixa Econômica Federal.

A Receita entende que a obrigatoriedade de envio exclusivamente pela internet não representa um problema, uma vez que o universo de brasileiros que está obrigado a fazer a declaração do IR (que ganha mais de R$ 28 mil por ano) tende a morar em uma residência com computador e internet, ou pelo menos possui smartphone ou tablet.

No ano passado, do total de 27,9 milhões de declarações entregues, 102.383 foram enviadas por dispositivos móveis, segundo o Fisco. Em 2015, 57.756 foram entregues por smartphones e tablets

Envio por tablet ou celular

Segundo o especialista Claudionei Santa Lucia, diretor da CSL Assessoria Contábil, as vantagens de fazer a declaração via celular ou tablet são a mobilidade e facilidade para responder em qualquer lugar. \"Considerando que temos mais celulares do que habitantes, o preenchimento do IR pelo smartphone poderá sem uma tendência para os próximos anos\".

Ele alerta, entretanto, que o preenchimento e o envio da declaração via dispositivos móveis ainda possuem algumas limitações e não podem ser utilizados por todos os contribuintes. Ou seja, declarações mais complexas, com muitas informações a serem preenchidas e com alto valor de rendimentos tributáveis, devem ser feitas via desktop ou notebook.

Confira algumas das limitações:

  • não é possível imprimir a declaração (deve-se armazenar a cópia do arquivo da declaração e, posteriormente, imprimi-la usando um microcomputador)
  • não há salvamento automático da declaração após a transmissão (o próprio usuário deve promover a cópia do arquivo da declaração transmitida);
  • necessidade de instalação prévia de um leitor de PDF, para salvar o recibo de entrega.
  • Não há como retificar a declaração utilizando o \"Fazer Declaração\" ou a declaração online.


Comentários (0)


Deixe um comentário